top of page
  • BrunnaBrasil

Conta-me Um Conto? #1 - A Vovó Chamou o Diabo para a Ceia


Preciso compartilhar com vocês minha última leitura, um conto da autora Juliana Daglio. Antes de qualquer coisa, olha essa capa!!








Já ficou com água na boca igual quando sua vó faz aquelas sobremesas incríveis, certo?


E por falar em vovó, ela tem tudo a ver com o enredo deste conto. Bora, que eu te conto um pouquinho...







 

“Poucas coisas nesse mundo têm mais de dois nomes; dentre elas está a realeza brasileira, as genitálias humanas, o próprio ato sexual, e, claro, o Diabo. Seria difícil escolher entre uma de suas múltiplas alcunhas.”

A Ceia de Natal está posta à mesa. A Velha casa dos Vieira arrumada e enfeitada com luzes coloridas e guirlandas. Os quatro filhos da falecida matriarca já chegaram, três dos onze netos também vieram. Os sete membros da família estão sentados na sala, esperando para cumprirem o último desejo de Olegna: assistirem juntos o vídeo com suas últimas palavras.

Quando o rosto da mulher aparece na tela, já abatida pela doença que ceifou sua vida, sua família mal pode acreditar nas palavras ouvidas. Ao que parece, há um convidado especial entre eles; as portas estão fechadas, os telefones mudos, o pavor se alastrando e os velhos problemas da família emergindo e trazendo o caos. A ceia não é mais feita de peru, farofa com uva passa e salpicão. A refeição principal agora são os pecados e a alma dos Vieira.

Porque a Vovó chamou o Diabo para a Ceia, e ninguém vai sair vivo de lá."

 

Este conto é a minha sugestão para a sua leitura de Natal — se você, como eu, adora histórias mais dark. Aqui você não encontrará a família perfeita, se abraçando e trocando presentes. Os Vieira são do tipo que troca farpas, isso sim. Treta é o segundo sobrenome dessa família, por assim dizer.


Por esse e por outros motivos, a matriarca Olegna deixou, antes de morrer, um vídeo para que seus familiares assistissem juntos, na véspera de Natal. Ali, ela relata que deseja exterminar os Vieira da face da Terra e por isso fez um pacto satânico.


"Um de vocês aí nesta sala agora já morreu e tá com o chifrudo no corpo. Isso se ele cumprir o que me prometeu, é claro. Mas ele sempre cumpre. O pai da mentira não mente nunca."

A partir daí é que as coisas desandam de vez. A família Vieira é cheia de mágoas mal resolvidas e, depois da descoberta fatídica de que todos morrerão antes das doze badaladas, o caos se instala entre eles. Farpas a serem atiradas e roupa suja a ser lavada, julgamentos e culpas vêm à tona.


Espetacular como em apenas oito capítulos a autora conseguiu relatar uma história tão completa e verossímil. Foi uma leitura fluida que fiz em apenas um dia, e que contém elementos natalinos bem brasileiros.


Outros elementos que quero destacar são a contrução de personagens e de diálogos. Ambos são muito reais e contemporâneos. Além disso, a mistura de elementos natalinos com os de terror foi uma mistura fascinante de se ler. E o final é a grande cereja do bolo — neste caso, a estrela da árvore de Natal.


Contar mais seria spoiler, mais deixo aqui a minha recomendação de leitura natalina.

Adquira o conto na Amazon (também disponível na Kindle Unlimited).


Seguem outras resenhas do conto, que está sendo sucesso na Amazon. Não deixe de conferir!





18 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page